Resumo em Português



Manoela Silveira dos Santos
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Estadual do oeste do Paraná (Unioeste)

Pery Francisco Assis Shikida
Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Cristiano Stamm
Doutor em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Inovação, economia dos custos de transação e gestão da cadeia de suprimento: uma discussão teórica

O artigo realiza uma discussão teórica acerca da inovação, sob a ótica da Nova Economia Institucional (NEI) e da Gestão da Cadeia de Suprimento (GCS). Levantamos uma importante e atual discussão sobre o papel da inovação nas cadeias de suprimento e evidenciam-se alguns pontos frágeis da NEI. Questionamos como a inovação pode ser relacionada aos principais conceitos referentes à NEI e à GCS? Tomamos como base o conceito de inovação trabalhado pela Abordagem Evolucionista. A aproximação dos elementos dessa teoria vinculados à inovação, à SCM e aos elementos fundamentais da NEI possibilita sublinhar o importante papel das instituições não só para a NEI e para a GCS, mas também para a Abordagem Evolucionista. As instituições, além de contribuírem para a coordenação das ações dos membros da cadeia, impactando diretamente sua estrutura e seu desempenho nas transações que ocorrem entre eles, afetam a capacidade da cadeia ou da firma gerar inovações.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar