Resumo em Português



José Alberto Tostes
Professor Associado I da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano regional, Desenvolvimento Regional, planejamento, Amapá e Urbanismo.

José Francisco de Carvalho Ferreira
Doutor em Geografia e Planeamento Territorial pela Faculdade de Ciências sociais e humanas e pós doutorado em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP - Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, em pesquisa, avaliação da sustentabilidade, planejamento urbano e regional sustentável, planejamento do turismo e ordenamento do território.

Indicadores de sustentabilidade para aferir impactos ambientais e urbanos em Macapá e Santana, cidades médias da Amazônia

A utilização de indicadores, no contexto da avaliação da sustentabilidade, é ainda recente. Seu uso surgiu pela necessidade de avaliar o processo de desenvolvimento, a partir de uma abordagem que incorpore diversos aspectos (sociais, ambientais, econômicos, espaciais, culturais e institucionais). Pretende-se providenciar uma ferramenta de orientação para as políticas públicas de desenvolvimento, incluindo a monitorização de medidas, resultados e impactos e a comunicação com o público, além de encorajar e orientar indivíduos, grupos, empresas e instituições públicas e privadas a reconhecerem que os comportamentos e escolhas de cada um têm efeitos sobre o estado da sustentabilidade. A partir de tais considerações, este artigo faz uso de indicadores de sustentabilidade para aferir impactos ambientais e urbanos de Macapá e Santana, os municípios mais povoados do estado do Amapá, a partir de quatro dimensões: político-institucional, econômica, ambiental e sociocultural.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar