Resumo em Português



Ednelson Mariano Dota
Professor em tempo integral na PUC-Campinas . MESTRE e DOUTOR em DEMOGRAFIA pela UNICAMP, graduação em geografia. Atua na área de Geografia da População, ministrando disciplinas como Geografia da População, Geografia Política, Tópicos Contemporâneos de Geografia mundial, Mobilidade espacial da população.

Danilo Mangaba de Camargo
Acadêmico da faculdade de Geografia da PUC-Campinas; Técnico em meio ambiente pela ETEC Pedro Ferreira Alves. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Análise integrada da paisagem, Sistemas de Informação Geográfica, Sensoriamento Remoto, Análise espacial, Cartografia e Planejamento territorial

Regionalização, mobilidade pendular e os desafios metropolitanos: o caso da Região Metropolitana de Campinas

Na atual conjuntura de nossa sociedade, velocidade e movimento são dois imperativos e a mobilidade pendular, enquanto fenômeno das grandes aglomerações pode ser indicativo de novas formas de organização das metrópoles e suas respectivas regiões metropolitanas. Portanto, o presente artigo parte da premissa de que a mobilidade pendular e o processo de regionalização da urbanização possuem estreitas relações e a análise conjunta desses dois fatores pode elucidar o entendimento dos complexos processos atuantes na forma urbana recente. Desse modo, o trabalho discute o processo metodológico de criação das regiões metropolitanas no Brasil e propõe a utilização de indicadores relacionados a migração e mobilidade pendular como possibilidade analítica para compreensão dos nexos territoriais da Região Metropolitana de Campinas.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar