Resumo em Português



Lívia Gabriela Damião de Lima
Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus CAMEAM, Pau dos Ferros (RN).

Larissa da Silva Ferreira Alves
Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Aproximações teóricas-conceituais entre ordenamento do território e desenvolvimento regional

O presente trabalho busca fazer uma aproximação teórica entre os conceitos de ordenamento do território, enquanto instrumento de planejamento do Estado, e de desenvolvimento regional tendo em vista ser a região importante escala para a análise e ações de ordenamento territorial. Para tanto, realizar-se-á uma reflexão conceitual sobre ambos os temas, a partir de autores como Brandão (2012), Ferrão (2011), Steinberger (1988), entre outros, que discutem o desenvolvimento regional, e o ordenamento do território a partir da proximidade ideológica de suas discussões. O debate apresenta elementos de indissociabilidade entre os dois temas no que tange ao planejamento territorial a partir das ações de ordenamento territorial efetivadas pelo Estado, este enquanto principal agente produtor e modificador do espaço.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar