Resumo em Português



Luciléia Aparecida Colombo
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pesquisadora associada na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Carlos Henrique Gileno
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista (FCL - Campus de Araraquara). Professor do Programa de Pós-Gradu

A contribuição de Celso Furtado para o Nordeste Brasileiro: do nascimento da SUDENE às transformações atuais

Este trabalho tem como objetivo central apresentar uma análise sobre o nascimento e as transformações na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) a partir de algumas obras selecionadas de seu maior interlocutor, Celso Furtado. Buscaremos analisar de que maneira o autor influenciou a instituição, bem como as prerrogativas iniciais que foram alteradas ao longo do tempo. Nosso trabalho justifica-se, sobretudo pela necessidade de retomada do pensamento social como norteador dos programas nacionais de desenvolvimento regional. Advogamos pela ideia de que na atualidade, é fundamental a reflexão sobre a contribuição teórica e prática do pensamento econômico de Celso Furtado (1920-2004) para o desenvolvimento regional brasileiro. Neste sentido, a análise de algumas obras do intelectual paraibano evidencia a centralidade que a temática regional, norteadora de sua práxis nos cargos que ocupou durante a sua vida pública, foi capaz também de impulsionar o nascimento da Sudene.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar