Resumo em Português



Vanessa Marx
Doutora em Ciência Política e Administração - Universidad Autonoma de Barcelona; Professora de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Gabrielle Oliveira de Araújo
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização de Cidades (PPGS/UFRGS).

Vitoria Gonzatti de Souza
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS

Relação global-local e transformação urbana no 4º distrito de Porto Alegre

O artigo pretende mostrar a relevância de identificar e refletir sobre os impactos que os processos de globalização e de transnacionalização estão produzindo nos governos locais e como políticas inovadoras podem contribuir para resolver estes impactos sociais, econômicos ou culturais. Questiona-se como proporcionar uma mudança das políticas locais pensando no contexto internacional e, ao mesmo tempo, uma maior descentralização das políticas e dos recursos dos governos centrais e supranacionais. Esta dialética é produzida quando a cidade é considerada como ator no sistema internacional. Por isto o artigo descreve as influências dos atores transnacionais, de projetos internacionais ou de alianças entre atores locais e internacionais enquanto forças globais. Por outro, analisa a ação de atores políticos locais através de modificações nos regulamentos e estruturas administrativas visando uma operação mais rápida e eficaz para o capital transnacional no local. A Revitalização do 4º Distrito de Porto Alegre, objeto do estudo, concebida como estratégica do fortalecimento e diversificação da economia na cidade, passa por uma relação dialética de um território permeado por propostas de planos forças entre instituições, empresas e universidades, que complexifica a perspectiva relacional.

Resumo em Inglês - Texto

Voltar