Resumo em Português
Wellington TischerDoutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental na UDESC. Servidor público arquiteto e urbanista da UFFS.Valerio Alecio TurnesDoutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da UDESCIsa de Oliveria RochaDoutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN )A expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) como empreendimentos regionais no Brasil – uma discussão a partir do uso de metáforas
Pretende-se discutir as principais metáforas relacionadas à interiorização de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil encontradas em fontes documentais e bibliográficas entre os anos de 2015 e 2020. Os termos Torres de marfim, Castelos dos saberes, Elefantes brancos, Catedrais no deserto e Fábricas sem chaminés foram agrupados para discussão sobre o empreendimento universitário como motor de desenvolvimento regional no interior do país a partir dos anos 2000. A expansão universitária pública e privada resgata novas e velhas metáforas para designar uma postura diante da ciência, da instituição, sua localização e infraestrutura no território. Como resultados finais são apresentadas interpretações da ênfase, objetivos e contrapontos da crítica, sem a pretensão de superá-las, mas de qualificar o debate sobre a expansão e interiorização do ensino superior no Brasil.
Resumo em Inglês - Texto
Download PDF
Voltar