Organização e Editoração

Por ocasião da sua fundação em 2014, para a gestão da RPPR foi criada uma determinada estrutura junta à Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional, ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a duas Associações Nacionais de Pós-Graduação - ANPUR e ANPEC - com a finalidade de permitir e facilitar uma articulação entre os anseios da Secretaria de fomentar a discussão em torno da política de desenvolvimento regional e a inserção da pós-graduação brasileira no debate científico-acadêmico em torno dessa temática. Com o encerramento do apoio financeiro dos primeiros dois anos da sua existência, este formato não pude ser mais mantido. A partir de 2016, o Editor Chefe junto com Comissão e Conselho Editorial é responsável pela política e linha editorial, a organização dos números e da frequência da publicação e da realização das demais tarefas que a RPPR traz consigo no cumprimento de sua missão. Conta com o apoio de consultores científicos responsáveis pela avaliação e julgamento dos trabalhos submetidos à publicação. A infraestrutura está vinculada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

» Comissão Editorial
» Conselho Editorial
» Consultores Científicos
» Assistência Editorial
» Revisão Textual
» Formatação e Normalização

 

Comissão Editorial 

A Comissão Editorial assegurará, através da formatação de números interdisciplinares e multifocais, a ampla difusão e o debate do conhecimento científico interdisciplinar na sua área de publicação. Será composta por seis membros: 

Editor-Chefe: Rainer Randolph – Prof. Titular aposentado da UFRJ e Prof. Colaborador do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ, foi Diretor do IPPUR, da ANPUR e Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES; coordenador de diversos projetos como PROCAD do IPPUR, Edital Pró-Integração do MI/CAPES e Edital Universal do CNPq ; coordenador do Laboratório Oficina Redes e Espaço LabORE e membro do Núcleo de Estudos Regionais (NER) do IPPUR/UFRJ. (http://lattes.cnpq.br/9391282233857282). 

Co-Editor de 2014 a 2017, falecido em 2019Hermes Magalhaes Tavares,  Prof. Associado aposentado da UFRJ e Prof. Colaborador do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ

Editor Adjunto em 2017 e 2018: João Carlos Carvalhaes dos Santos Monteiro – Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Estudos Urbanos pela Université du Québec à Montréal (UQAM). (http://lattes.cnpq.br/2396374024531467).

Membros 

Geraldo Magela Costa – Prof. Associado aposentado da UFMG e Prof. Colaborador do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, vinculado à Graduação em Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia; foi Diretor da ANPUR e editor da Revista de Estudos Urbano e Regionais da ANPUR. (http://lattes.cnpq.br/7213162118172633). 

Cidoval Morais e Sousa – Prof. Adjunto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; é coordenador local de um projeto de PROCAD junto ao IPPUR e do Edital Pró-Integração do MI/CAPES; Coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Desenvolvimento do Semiárido, Diretor da Editora Universitária EDUEPB e editor de várias revistas. (http://lattes.cnpq.br/0573233540937425).

 

O Regulamento da Revista Política e Planejamento Regional prevê ainda, como membros da Comissão Editorial, dois acadêmicos reconhecidos de países latino-americanos, com conhecimento e experiência nas áreas de estudo e pesquisa do periódico.

Conselho Editorial 

O Conselho Editorial, instância de consultoria permanente, será composto por 15 (quinze) a 20 (vinte) especialistas com conhecimento e experiência na área da revista. Nosso convite para integrar esse conselho já foi aceito pelos seguintes colegas:

Antônio Carlos F. Galvão (CGEE)

Carlos A. de Mattos (PUC-Chile)

Clélio Campolina Diniz (CEDEPLAR/UFMG)

Hélène Rivière d’Arc (CNRS/França)

Inmaculada Caravaca Barroso (Universidad de Sevilla, Espanha)

Jair do Amaral Filho (UFC)

Leonardo Guimarães Neto (UFPB)

Liana Maria da Frota Carleial (UFPR e IMAP)

Pedro Silveira Bandeira (UFRGS)

Sergio González López (UAEM/México)

Silvia Gorenstein (Universidad Nacional del Sur/Argentina)

Tânia Bacelar de Araújo (UFPE)

 

Consultores Científicos 

Cada número da revista conta com um determinado número de Consultores Científicos ad hoc que são pareceristas convidados para avaliar os trabalhos submetidos à publicação (peer review). Sistematicamente, os membros do Conselho Editorial serão chamados também para essa tarefa.

 

Assistência Editorial

A revista está instalada nas dependências do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Revisão Textual

Hexis Editora - Ali Comunicação & Marketing - samuca@alicomunicacao.com.br

Revisores contratados conforme necessidade

 

Formatação e Normalização

Hexis Editora - Ali Comunicação & Marketing - samuca@alicomunicacao.com.br