Resumo em Português



Pedro Gilberto Cavalcante Filho
Economista pela Universidade Federal do Acre. Doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) na área de concentração de Economia Agrícola e Meio Ambiente.

Antônio Márcio Buainain
Doutorado em Ciência Econômica (Universidade Estadual de Campinas); professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas

Marcelo Pereira da Cunha
Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas

Heterogeneidade estrutural e tecnologia na agropecuária brasileira: considerações a partir do Censo Agropecuário 2017

Este trabalho tem o objetivo de fornecer um retrato da estrutura da agropecuária brasileira a partir dos dados dos Censos Agropecuários 2006 e 2017. Buscou-se explorar o potencial do conjunto de informações contido nos Censos Agropecuários, em especial, àquelas ligadas a aspectos estruturais e tecnológicos dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. O presente trabalho propôs uma medida em forma de índice para expressar a configuração estrutural e o padrão tecnológico da agropecuária brasileira no nível territorial de microrregiões. O Índice de Condição Estrutural (IDEstrut) foi construído a partir de variáveis relacionadas ao acesso a um conjunto de atributos que contribuem com o processo produtivo dos estabelecimentos agropecuários. As variáveis associadas ao acesso a tecnologias dos estabelecimentos agropecuários sustentaram a construção do Índice Tecnológico (IDTec). A construção dos índices possibilitou a espacialização entre as 558 microrregiões brasileiras, permitindo identificar padrões espaciais da heterogeneidade do setor agropecuário das dimensões estrutural e tecnológica.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar