Resumo em Português



Gabriel Costa Ribeiro
Mestrando em Planejamento Urbano e Regional, Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território (UFMG/Unimontes).

Expansão da fronteira minerária: estratégias de negociação de terras para implantação de mineroduto no município de Ferros, Minas Gerais

Este artigo se preocupa em articular as estratégias de negociação de terras empregadas pela empresa mineradora Manabi a contextos econômico-políticos mais abrangentes, com destaque para a dinâmica mais recente dos padrões neo-extrativistas de acumulação que se desenvolvem no país. Cuida-se, também, de demonstrar a inserção do caso estudado no conjunto dos processos semelhantes de implantação de projetos minerários que ora se desenvolvem ou se intentam desenvolver em Minas Gerais, mas que também incidem nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Por intermédio de um estudo empírico no município de Ferros, Minas Gerais, busca-se evidenciar o peso dos imperativos e assimetrias estruturais sobre o desenrolar dos processos por meio dos quais a Manabi e seus prepostos adquirem propriedades e/ou direitos de uso sobre as terras implicadas pelo projeto de construção de um mineroduto, estrutura tubular responsável pelo escoamento do minério de ferro retirado na área de extração. Da mesma forma, faz-se compreensível identificar a similitude das estratégias utilizadas para a viabilização dos empreendimentos por diferentes empresas, em distintos projetos minerários.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar