Resumo em Português



Ariel Oscar García
Doutor em Geografia (UBA), Pesquisador Adjunto do CONICET no CEUR e Docente em Economía Política (UBA), Geografia Econômica (UBA).

Brechas de capacidad y ¿autonomía enraizada?: la experiencia del Programa Federal de Apoyo al Desarrollo Rural Sustentable, ProFeder (Argentina, 2003-2016)

A questão do estado ligada ao planejamento do desenvolvimento tem um vínculo intrínseco com as políticas públicas. No entanto, é comum que estudos focados em políticas públicas tendem a rejeitar que tipo de estado é aludido e ignorar as capacidades do estado com as quais aquele conta. O objetivo da pesquisa é analisar a implementação do Programa Federal de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Profeder), estabelecido em 2003 pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA) a partir da abordagem das lacunas de capacidade. Conclui-se que o redirecionamento institucional do INTA para a problemática da agricultura familiar deve ter considerado, por um lado, um nível microinstitucional, práticas sedimentadas e rotineiras. Por outro lado, a partir de um diagnóstico em que, além da definição de instrumentos alternativos para os neoliberais, desenvolveu-se a capacidade de reverter, fortalecendo os enraizamentos burocráticos.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar