Resumo em Português



Ricardo Lobato Torres
Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ, Professor do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia da UTFPR, Campus Curitiba

Caroline Pereira Gomes
Graduanda em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Fabiane de Oliveira Beatrice
Graduanda em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (Conclusão prevista: 2019). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo (2007)

Egon Bianchini Calderari
Mestrando em Administração pela UTFPR, MBA em Marketing e Vendas pela EBS Business School

Evolução institucional da SUDENE: gênese, extinção e recriação

Os objetivos deste artigo foram: avaliar a evolução institucional da Sudene quanto à sua vinculação hierárquica no governo federal e as competências designadas em lei, e comparar os instrumentos de política da nova Sudene, recriada em 2007, com sua antecessora. Como método de investigação, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. A primeira buscou as publicações acadêmicas dos últimos vinte anos sobre a Sudene. A segunda, pesquisou a legislação pertinente do período de 1959 a 2018. Os resultados mostram que apesar de ter sido vinculada ao Ministério da Integração Nacional, quando da sua recriação, a nova Sudene ganha competências, autonomia e poder político maior do que a instituída no início de sua histórica, quando foi vinculada diretamente à Presidência da República.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar