Resumo em Português



Gisele Paixão Pereira
Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Taiane Nascimento Teles
Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Aniram Lins Cavalcante
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UESC, Professora dos cursos de Administração, Logística e Recursos Humanos da Faculdade Madre Thais em Ilhéus - Bahia

Gustavo Joaquim Lisboa
Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ; Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UESC.

Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (PEMER): uma análise sobre o Estado da Bahia (2020)

Este trabalho busca dimensionar a adoção do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (PEMER) sobre o mercado de trabalho baiano durante o ano de 2020. O PEMER foi criado com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia. Apoiando-se em revisão de literatura e principalmente na base de dados do Ministério da Economia e IBGE, a pesquisa compara a adoção do Programa na Bahia, no Nordeste e no Brasil; caracteriza a dinâmica dos acordos firmados e estima os efeitos desses acordos sobre o rendimento dos trabalhadores baianos. Conclui-se que a suspensão de contrato foi a modalidade com maior adesão por parte das empresas baianas. O PEMER se mostrou de suma importância para a manutenção dos empregos no estado, mas acabou por beneficiar mais as empresas do que os empregados, sendo que estes tiveram perdas em seus rendimentos enquanto àquelas, poucas contrapartidas foram exigidas.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar