Resumo em Português



Ageane Alves Ramos
Mestre em Geografia pelo Programa Pós-Graduação em Geografia/PPGEOG da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Professora da Rede Municipal de Educação de Manaus/SEMED.

Fredson Bernardino Araújo da Silva
Doutorando em Geografia da Universidade Federal do Amazonas

Marcos Castro de Lima
Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Processo de segregação e diferenciação socioespacial em Manaus - AM

Objetiva-se identificar; em Manaus, a expressão de desigualdades socioespaciais no contexto da moradia em duas localidades cortadas por rios com pontes em trechos das comunidades do Bairro da União e demais setores do bairro Parque Dez de Novembro e do trecho limítrofe dos bairros Japiim e Distrito Industrial I. Partiu-se de material cartográfico e dados secundários do Censo do IBGE, validação em campo e interpretação à luz da segregação e diferenciação socioespacial. Foi encontrada uma diferenciação entre os setores de um mesmo recorte topográfico, que é infraestrutural e simbólica e se acentua numa segregação socioespacial. Há uma tendência à precarização em direção ao fundo de vale e proximidades com os rios. Nota-se a emergência das questões sanitárias assinaladas pela capilaridade deficiente do esgotamento sanitário. Aponta-se fragilidades nos critérios de delimitação dos setores censitários para uma melhor regionalização dos dados espaciais.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar