Resumo em Português



Patrícia Eveline dos Santos Roncato
Doutora Em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Professora na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Santana do Livramento (RS).

João Garibaldi Almeida Viana
Doutorado em Agronegócios pela UFRGS; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIPAMPA) da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento

Marco Antônio Verardi Fialho
Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

O PRONAF "Mais Alimentos" na região celeiro do Rio Grande do Sul: Uma análise institucional da tomada de decisão

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) “Mais Alimentos”, foi criado em 2008 com o objetivo de fomentar a produção de alimentos e incrementar a produtividade da agricultura familiar. Visando a geração de renda e a melhora do uso da mão de obra familiar, fornece financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas. No entanto, apesar de grande parte dos produtores familiares apresentarem aptidão para se beneficiar do programa, sua adesão plena aos incentivos de crédito ficou limitada. Assim, além de ter outros elementos que possam contribuir para compreender este fato, é objetivo do presente artigo identificar a influência de componentes institucionais formais e informais nas decisões daqueles que aderiram, ou não, a esta política pública em estabelecimentos familiares da região Celeiro do Rio Grande do Sul. Ao estabelecer como recorte essa região, analisou numa abordagem quantitativa de carater descritivo uma amostra estratificada de 94 agricultores familiares. Os dados coletados por questionários foram trabalhados por estatística descritiva e regressão lógica. Encontrou se como resultado que os componentes institucionais influenciam a decisão de aderir à política como também área e Nível de tecnologia em conjunto com rotinas e padrões de comportamento formam uma base fundamental para organizar as regras de decisões dos agricultores. Por fim, ressalta-se que os resultados encontrados na pesquisa corroboram, em relação à tomada de decisão de quem aderiu ao Pronaf Mais Alimentos com as abordagens teóricas do Institucionalismo.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar