Resumo em Português



Juliano Luiz Fossá
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF).

Lauro Francisco Mattei
Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, Prof. do Programa de Pós-Graduação de Administração da UFSC

Alessandra Matte
Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR),UFRGS; Profa. no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Arlene Renk
Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional, UFRJ; Professora titular da Unochapecó; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Alterações sociais na agricultura familiar catarinense a partir do PRONAF

Este artigo teve por objetivo identificar as alterações sociais ocorridas entre os agricultores familiares catarinenses a partir da implantação do PRONAF. Realizou-se uma pesquisa de campo em sete municípios do estado de Santa Catarina por meio de entrevistas semiestruturadas. foram realizadas. Para a interpretação das informações coletadas em 55 entrevistas com os atores sociais vinculados ao tema foi aplicado o método de análise de conteúdo, o qual contou com o apoio do software ATLAS.ti versão 8.4.22.0. Os resultados demonstram melhorias significativas a partir do acesso ao crédito do programa. Expressiva melhoria, devido ao acesso ao PRONAF, encontrou-se na dimensão social mensurada pelo acesso a bens e serviços. Conclui-se que o PRONAF foi e ainda é uma política pública capaz de promover alterações condições econômicas e sociais da agricultura familiar catarinense.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar