Resumo em Português



Elaine Cristina de Oliveira Menezes
Professora do Curso de Administração/Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná (Campus Litoral).

Maria Rachel dos Santos Zuza
Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Daniela Resende Archanjo
Professora do Curso de Graduação em Administração Pública e do mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável, Universidade Federal do Paraná (Campus Litoral).

Participação e accountability social: estudo a partir da experiência de dois observatórios sociais do litoral do Paraná

Os debates sobre accoutnability fortaleceram iniciativas de acompanhamento da gestão pública pela sociedade civil, conformando um novo conceito denominado neste artigo accountability social. Nesse contexto, os próprios cidadãos e suas organizações fazem avançar o controle social sobre os governantes, reforçando as formas institucionalizadas de participação e de controle. O estado do Paraná foi pioneiro na conformação de experiências desse tipo, sendo objeto do presente estudo as trajetórias de constituição e atuação de dois Observatórios Sociais do litoral paranaense, integrantes da rede Observatórios Sociais do Brasil. A pesquisa discute as ações dessas associações, a relação das mesmas com os governos locais, com os órgãos de controle e com a sociedade civil, buscando aproximar os debates sobre participação social e controle social, corriqueiramente apartados na literatura acadêmica.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar