Resumo em Português



Vinicius Ferreira Baptista
Doutor em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Wanderson Cesar dos Santos
Administrador Público. Mestrando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Territórios, políticas e manipulações: a segurança pública no olhar da letalidade violenta no Estado do Rio de Janeiro

Este trabalho analisa a Política de Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro, entre 2019 e 2020, em áreas de planejamento da Polícia Militar. Destacamos a violência como um fenômeno político, o qual, incorporado pelo Estado, compele suas ações em sua forma gerencial e pragmática de construções administrativas e geográficas da violência. Metodologicamente, esta pesquisa tem finalidade aplicada, de abordagem quali-quanti, com objetivo exploratório-descritivo e caráter empírico. Foram analisados, qualitativamente, os documentos normativos no âmbito da Segurança Pública que direcionam conceitualmente as ações do órgão, ao passo em que nos amparamos em dados estatísticos acerca dos índices de letalidade violenta para realizar a leitura territorializada deste crime. Percebemos que a manipulação dos limites conceituais empregados na política empregada pode construir territórios mais ou menos violentos, assim como manipular uma política conforme interesses dos órgãos e não, necessariamente, a partir de uma leitura crítica sobre o fenômeno da violência.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar