Resumo em Português



Markus Erwin Brose
Doutor em Sociologia pela Universidade de Osnabrück/Alemanha, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC

Grandes projetos segundo Hirschman: O aprendizado com três rodovias e bancos multilaterais

Grandes projetos de desenvolvimento causam grandes impactos. Novas estradas em Mata Atlântica ou Floresta Amazônica tradicionalmente fomentam grilagem de terras públicas, migração que desloca a população local e desmatamento para implantação de pecuária. Essas externalidades negativas são conhecidas e podem ser conceituadas como Descaso Planejado. Porém, a bibliografia registra exceções, rodovias sem graves impactos. Situado no âmbito do debate acerca dos critérios de mensuração do sucesso de projetos de desenvolvimento proposto por Albert Hirschman, esse ensaio busca contribuir ao debate da questão: Quem define o sucesso de um projeto de desenvolvimento? São registrados três casos da construção de rodovias no Brasil nos quais a sociedade civil obteve sucesso em mitigar externalidades negativas, segundo narrativa por lideranças locais e organizações ambientalistas, confirmado por organizações externas ao território. Entre as conclusões chega à proposição de que a quantificação dos atrasos e do sobrepreço dessas obras possibilita um proxy para a precificação das externalidades.

Resumo em Inglês - Texto

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