Resumo em Português



Caroline Barros de Sales
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, da Universidade Federal do ABC (PPGPGT/UFABC)

Governança Ambiental e Gestão de Riscos e de Desastres (GRD): avanços e desafios da agenda de adaptação em nível local no Brasil

Eventos extremos e cenários de riscos de desastres nas cidades e regiões metropolitanas apontam a urgência de estratégias de adaptação às mudanças climáticas. O artigo tem como objetivo apresentar os avanços e desafios da agenda de adaptação em nível local, face às mudanças climáticas no Brasil. Através de metodologia pautada em revisão bibliográfica e documental, aborda a relação entre gestão de riscos e de desastres e governança ambiental, além do enfoque da adaptação às mudanças climáticas; e foca na escala local da agenda de adaptação, revisando, por fim, os avanços e desafios que vêm sendo tratados por pesquisadores nas últimas décadas. Ao refletir que os desafios, sobretudo institucionais, podem ser superados por mecanismos de cooperação intergovernamental integrados à gestão de riscos e desastres, conclui que cabe pensar em planejamento participativo e colaborativo. Baseado na perspectiva de governança ambiental, planos e ações poderiam considerar o componente da justiça ambiental.

Resumo em Inglês - Texto

Download PDF

Voltar